Sobre as métricas de Digital:

«Vivemos uma era fascinante, em que a quantidade de dados disponível e a capacidade de tratamento dos mesmos está em evolução exponencial. Todos nós, enquanto clientes, temos uma pegada digital cada vez maior, que resulta numa multiplicidade de dados sobre as nossas preferências, comportamentos e escolhas, em tempo real.

Madalena Cascais Tomé – CEO, SIBS

«Um livro que faz a diferença indo ao encontro de necessidades reais das organizações e dos seus gestores»

Rui Miguel Nabeiro – CEO DELTA

«Para gerir uma empresa só precisa fazer três coisas: Vender, Produzir e saber as Métricas. E este livro oferece um contributo fundamental para entender as métricas mais relevantes. Neste caso, as métricas são em tempo real e com dados totais e profundos do que está a acontecer, nos diversos pontos de contacto digitais da marca, com os seus prospects e clientes. Fundamental ter, oferecer, ler e assimilar!»

Pedro Janela – CEO WYgroup

«Saber escolher os KPI’s correctos ajuda-nos a percorrer o caminho, através
de informação prática e com impacto em resultados. Este livro é disso um excelente exemplo e está desenhado para ajudar qualquer gestor a encontrar as métricas essenciais à prossecução de uma melhor performance do seu negócio, com um foco claro no alinhamento da sua estratégia.»

Nuno Fernandes – Dean, Catolica Lisbon Business School & Economics

«Uma palavra de agradecimento aos autores pela partilha
de conhecimento e experiência. Uma abordagem simples
e sistemática muito útil para os desafios das empresas.»

Nuno Vasco Lopes – CEO e Presidente, Glintt

«Esta é uma obra incontornável no enquadramento actual em que
os avanços tecnológicos e os desafios demográficos, assentes em estratégias
de omnichannel e numa ligação ao Cliente mais flexível e customizada,
aconselham vivamente à adopção de critérios e métricas que nos permitam, continuamente, aferir da eficácia das medidas adoptadas.»

Sandra Brito Pereira – Head of Knowledge, Jerónimo Martins SGPS

«Este livro espelha uma passagem pelo conhecimento adquirido
ao longo de vários anos. É uma ferramenta poderosa que estabelece
uma ponte entre a experiência acumulada e uma visão de futuro.»

Luís Mendes – General Manager Iberia, Procter & Gamble Health

«Marketing, disciplina centenária que evoluiu da Ciência Económica
para se tornar autónoma, teve desde a sua génese uma forte componente
quantitativa. As métricas de marketing têm sido tipicamente usadas para avaliar performances passadas de modo a melhorar estratégias e execução futuras.

António Redondo – Executive Board Member, The Navigator Company

«Num mundo em plena transformação exponencial, promovida por
uma tremenda revolução tecnológica, assistimos à dinamização da economia digital e à globalização dos mercados. São recorrentes os modelos de negócio cada vez mais disruptivos na abordagem ao cliente.

João Torneiro – Head of Marketing & Business Development, GALP

Sobre as métricas de Mercado:

«O que é hoje um mercado?
Depois de anos a considerarmos mercado como o conjunto de públicos
(pessoas, empresas ou instituições) que podem exercer influência sobre as
actividades de uma organização (com enfoque nas vendas de um produto
ou serviço) e com a segmentação a ser exaustivamente trabalhada, eis que
a tecnologia de que dispomos nos permite ir ainda mais longe, testando
hipóteses‑limite como: um mercado = um cliente.

Luís Araújo – Presidente do Turismo de Portugal

Sobre as métricas da Força de Vendas:

«No nosso mundo cada vez mais digital, poder-se-ia pensar que a Força
de Vendas teria um papel menos relevante na realização dos negócios. Na
realidade, quanto mais consultivo o processo de venda e quanto mais
complexa a oferta, mais importância tem a Força de Vendas, a «linha da
frente» de uma empresa, a face mais próxima de cada cliente.

António Ferreira – Managing Director, Claranet & Latam

Sobre as métricas de Comunicação:

«Desde 2004, altura em que apareceu o primeiro smartphone, a nossa
sociedade sofreu profundas alterações nos hábitos de vida pessoal e de
trabalho. Basta lembrarmo‑nos de que antes de 2004 não havia redes
sociais, GPS ou WhatsApp. Nos próximos anos, as tecnologias como a IOT, blockchain, real time data e realidade aumentada influenciarão ainda mais a forma como compramos.

Ângela Vieira – Executive Board Member, Ascendum

Sobre as métricas de Ponto de Venda:

“O ponto de venda é sem dúvida crucial para o desenvolvimento das
marcas. Sabemos que, hoje em dia, a estratégia das marcas desenvolve‑se
em omnichannel, assim como a estratégia dos maiores retalhistas mundiais.
O processo de compra em lojas, físicas ou digitais, é distinto, podendo
ser alternativo, mas muitíssimas vezes complementa‑se.

Paula Pimentel – Country Managing Director, Beiersdorf

«Este livro ajuda-nos a escolher os dados que devemos priorizar, as métricas mais importantes e de que forma nos podem ajudar a gerir e a vencer. Churchill dizia que ’Por mais brilhante que a estratégia seja, deve sempre olhar-se para os resultados’ e para qualquer gestor, a medição de resultados é essencial para ajustar a estratégia e alcançar o sucesso. É essa a força deste livro.»

Alexandre Fonseca – CEO Altice

«Os autores conseguiram, nesta obra, sistematizar de de forma rigorosa e prática um conjunto de métricas fundamentais à boa gestão nas áreas Estratégia, das Vendas e do Marketing. Por isso, este manual constitui um precioso suporte à tomada de decisão e não só para utilização de gestores comerciais e de marketing.»

Jorge Aguiar – HR Corporate Director, Grupo BenSaude